Rodofly implantou usina solar em galpão logístico na sede em Duque de Caxias (RJ)

5 de abril de 2024

Módulos fotovoltaicos foram instalados em centro de distribuição e irão gerar média de 240 MWh por ano

No Brasil, a energia solar fotovoltaica corresponde a aproximadamente 80 megawatts (MW) operacionais na matriz energética. De acordo com dados da Cushman & Wakefield, o mercado de galpões e armazéns industriais em uso no Brasil possui uma área total estimada em 12 milhões de metros quadrados. Isso representa um potencial de investimentos de R$ 6,8 bilhões para a geração solar fotovoltaica no Brasil, segundo estimativa conservadora da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Ainda de acordo a entidade, se a metade da área dos telhados de todos os galpões e armazéns ocupados no Brasil fosse aproveitada para gerar energia fotovoltaica, a potência instalada seria de cerca de mil MW, o suficiente para suprir as necessidades energéticas de aproximadamente dois milhões de brasileiros. Os empregos diretos gerados com o investimento seriam da ordem de 30 mil postos de trabalho. Considerado a estimativa, o potencial de geração de eletricidade seria de 1,7 mil megawatts/hora ao ano, correspondente a uma economia de aproximadamente R$ 900 milhões na conta de luz e uma redução de emissões de CO2 de aproximadamente 132,7 mil toneladas por ano. 

“Com a nova usina, contribuímos para a maior sustentabilidade da indústria farmacêutica, um dos nossos principais segmentos ao mesmo tempo em que comprovamos que nossa missão vai além de cuidar da saúde do Brasil e se estende a iniciativas de impacto positivo no meio ambiente”, disse um dos diretores, Leury.

“Dois dos principais compromissos desta iniciativa são: oferecer soluções para que possamos atingir objetivos de eficiência logística e contribuir de maneira positiva nas comunidades onde operamos”, comentou o executivo.

A energia solar industrial é uma das formas de aproveitamento da radiação solar para gerar eletricidade. Nesse tipo de geração, é obtida a chamada energia solar fotovoltaica. Ela leva esse nome porque a corrente elétrica se forma a partir da incidência dos raios solares nos módulos fotovoltaicos, que movimentam os elétrons presentes no material semicondutor.

O processo de geração de energia solar industrial é semelhante ao de residências e estabelecimentos comerciais, com os quais já estamos habituados. O que muda, nesse caso, é a escala, já que indústrias precisam abastecer um número maior de equipamentos. 

Algumas das principais características da energia solar são as seguintes:

  • Tem fonte de energia gratuita e renovável;
  • Necessidade baixa de manutenção;
  • Gera  economia;
  • É uma energia limpa, ou seja, não gera resíduos. 

Uma das maiores vantagens de investir em energia solar industrial é a economia. Companhias do setor automobilístico como a Toyota e a Nissan, por exemplo, projetam uma economia de 400 mil até 4 milhões de dólares americanos com a instalação de sistemas fotovoltaicos em suas fábricas.

Além disso, um dos fatores que contribui para a redução de gastos com eletricidade é o Sistema de Compensação de Energia Elétrica da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

#paineissolares #usinasolar #aneel #economiaverde #rodofly #eficienciaenergetica