A Rodofly sempre foi uma organização responsável e preocupada com o meio-ambiente e as comunidades impactadas por ela, realizando constante parceria com seus clientes ao longo de sua história, e por diversas vezes, investindo em ações pontuais no tocante a distribuição de cargas visando experiências sustentáveis.
Com a crescente preocupação ambiental e a busca por soluções econômicas, o mercado automobilístico no Brasil e no mundo, têm acreditado nos caminhões elétricos como alternativa promissora aos veículos movidos a combustíveis fósseis.
Assim, o modelo destacado da JAC Motors e utilizado pela Rodofly diariamente na distribuição de cargas seca possui uma autonomia próxima de 400Km.
Como funciona um caminhão elétrico?
Um caminhão elétrico funciona por meio de um sistema de propulsão elétrica alimentado por baterias recarregáveis. O motor elétricoconverte a energia armazenada na bateria em energia mecânica, que impulsiona o veículo.
Em vez de um motor a combustão interna, como nos caminhões convencionais, os caminhões elétricos utilizam baterias de íons de lítio ou outras tecnologias avançadas para armazenar a energia elétrica necessária.
As baterias podem ser recarregadas por meio de uma tomada elétrica convencional ou por estações de carregamento rápido, podendo inclusive aproveitar a energia cinética gerada durante a frenagem, por meio de um sistema de regeneração de energia, para aumentar a eficiência energética.
A duração da bateria de um caminhão elétrico varia de acordo com diversos fatores, como o modelo do veículo, a capacidade, carga transportada, perfil da rota e o estilo de condução.
Avanços contínuos na tecnologia de baterias estão aumentando a capacidade de armazenamento e estendendo a autonomia dos caminhões elétricos.
Além disso, a infraestrutura de carregamento está se expandindo, o que permite uma recarga mais rápida e conveniente, reduzindo os tempos de inatividade do veículo.
Ainda é uma aposta no Brasil!
No entanto, os caminhões elétricos tendem a ter um custo inicial mais elevado em comparação com os caminhões movidos a diesel devido aos custos das baterias e da tecnologia envolvida.
É importante considerar os custos operacionais a longo prazo, pois os caminhões elétricos geralmente têm custos de manutenção mais baixos devido a menor quantidade de peças móveis e a necessidade de substituição de componentes relacionados ao motor de combustão interna.
Além disso, o custo de energia para carregar um caminhão elétrico é geralmente inferior ao preço de combustíveis fósseis, proporcionando economias significativas às empresas ao longo do tempo.
Alguma das principais vantagens são: